CoSSOL

CoSSOL: Conceitos para uma Auto-Aprendizagem Bem Sucedida.

Projecto Multilateral Comenius “CoSSOL: Concepts for a Successful Self-Organized Learning”.

Este Projecto conta com uma parceria de 11 países: Alemanha, Holanda, Finlândia, Turquia, Itália, Letónia, Lituânia, França, Bulgária, Polónia e Portugal. O País coordenador do projecto é Portugal, sendo o professor Alberto Cardoso responsável por todas as actividades que irão decorrer ao longo de dois anos .
 O objectivo deste projecto é trabalhar as 8 competências chave, Proposta de Recomendação do Parlamento e do Conselho para a aprendizagem ao longo da vida. “O desenvolvimento da sociedade do conhecimento aumenta a procura de competências-chave no domínio pessoal, público e profissional. A forma pela qual as pessoas acedem à informação e aos serviços está a mudar, o mesmo acontecendo com a estrutura e a composição da sociedade. A coesão social e o desenvolvimento da cidadania democrática são preocupações cada vez mais prementes e exigem que os cidadãos estejam bem informados, se envolvam e sejam activos. Em resultado, os conhecimentos, as aptidões e as atitudes necessárias estão, também, em mudança. 
  
Quadro de referência europeu – Competências-chave:
1. Comunicação na língua materna
2. Comunicação em línguas estrangeiras
3. Competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologia
4. Competência digital
5. Aprender a aprender
6. Competências interpessoais, interculturais e sociais e competência cívica
7. Espírito empresarial
8. Expressão cultural

 
O primeiro encontro, que vai decorrer em Itália, de 9 a 14 de Novembro, vai ter como participantes da escola Portuguesa o vice-presidente da CAP Prof. Acácio Albuquerque, A Directora do CNO Professora Teresa Figueiredo, a Prof. Sandra Brás e o Coordenador do Projecto Prof. Alberto Cardoso. Neste encontro está a ser preparado um workshop para balizarmos os conceitos de Competência que iremos trabalhar:
AC
%d bloggers like this: