Visita Pastoral

No passado dia três de Fevereiro, no âmbito da sua Visita Pastoral à freguesia de Oiã, D. António Francisco dos Santos, actual Bispo da Diocese de Aveiro, foi recebido com prazer e entusiasmo pela comunidade escolar da Escola E.B.I. Dr. Fernando Peixinho de Oiã (pertencente, actualmente, ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro). Após a sua chegada à escola, por volta das dez horas, D. António Francisco, sempre acompanhado pelo Pároco da freguesia, Padre Mário Ferreira, teve oportunidade de dialogar com alguns dos responsáveis do Agrupamento e da escola em questão, inteirando-se um pouco da realidade que envolve o funcionamento e vivências dos mesmos. Pouco tempo depois, D. António Francisco foi recebido no átrio exterior da Biblioteca da escola, com muitos sorrisos e saudações dos alunos presentes (que integram o Jrdim De Infância, primeiro, segundo e terceiro ciclos, bem como os alunos das Unidades Especializadas de Autismo e Multideficiência), mas também do pessoal docente e não docente da escola, que aguardavam ansiosamente a sua chegada. Logo de seguida, os alunos da turma G do sexto ano, acompanhados pela sua Professora de Educação Musical, Carla Martins, deu as boas-vindas ao Sr. Bispo com uma canção especialmente preparada para a ocasião. Seguiram-se ainda umas breves palavras de acolhimento a D. António por parte de um dos elementos da Comissão Administrativa Provisória, professor Hélder Rosa e, finalmente, todos puderam escutar as sábias e animadoras palavras de D. António Francisco. A sua mensagem inicial reflectiu a emoção que sentira ao escutar a canção que os alunos lhe tinham preparado e, depois, centrou-se essencialmente em três palavras fulcrais: “alegria”, “esperança” e “gratidão”, palavras dirigidas sobretudo aos alunos da escola, mas que D. António muito bem soube estender a todos os presentes e até mesmo aos que não estavam ali fisicamente (já que ele lembrou os pais, a quem todos devemos estar gratos, sobretudo pelo dom da vida). Das muitas e belas palavras ali ditas e escutadas, apenas registo uma ideia que muito me agradou e que gostaria que fosse sempre lembrada pelos alunos, foi quando D. António Francisco, citando Fernando Pessoa, recordou que o “mais belo do mundo são as crianças” e que, de facto, no “jardim da escola de Oiã” (como ele carinhosamente referiu), cada aluno é uma dessas mais belas flores que dá uma beleza única e especial à mesma, tornando-a diferente de todas as outras escolas. Cada aluno deixa, assim, a sua marca (de beleza, preferencialmente) nas escolas por onde passa e leva um pouco dessas escolas e das experiências nelas vividas para onde quer que vá…

Depois, já em tom de despedida, ainda houve tempo, após a agradável mensagem de D. António, para uma dança protagonizada por três alunas da turma G do sexto ano, também ela repleta de beleza e amizade. As referidas alunas entregaram ainda algumas lembranças a D. António Francisco, na esperança de que ele possa manter fresca a memória da sua passagem por esta escola.

Após estes breves momentos de paragem na vida “normal” da escola, todos voltaram à sua “labuta diária”, enquanto que D. António (sempre acompanhado do Padre Mário, de alguns elementos da C.A.P. , do Coordenador e de alguns outros professores disponíveis) prosseguiu a sua Visita, indo ver um pouco mais de perto as instalações da escola, nomeadamente a “menina dos olhos” da mesma: as instalações – mas acima de tudo os alunos – das Unidades Especializadas em Multideficiência e Autismo, local onde viveu, certamente, momentos de grande intensidade, interioridade e reflexão junto daquelas belas “flores” do nosso jardim de Oiã.

Desta Visita de D. António à nossa escola, fica-nos, com certeza, a imensa alegria vivida nestes momentos diferentes da vida escolar, mas também a gratidão por esta oportunidade única e pelas palavras escutadas, bem como a esperança de que esta Visita Pastoral se repita, pelo menos anualmente, dentro das possibilidades e afazeres de D. António para, assim, como sucessor dos Apóstolos que é, continuar a anunciar Jesus Cristo ressuscitado, revigorando e dando novo alento às jovens mentes das “flores do jardim de Oiã”.

(A Professora de E.M.R.C., Sofia Santiago)

 Fotos visita Pastoral 1

Fotos visita Pastoral 2

Canção adaptada pela turma do 6ºG da escola de Oiã na Visita de D. António Francisco

  

“Senhor Bispo, Senhor Bispo vinde, à nossa Escola, seja muito bem vindo!    Bis

Ai Senhor Bispo quem lhe disse a si, q’esta Escola é fixe e espera por si!      Bis

Senhor Bispo, Senhor Bispo vinde, muito obrigado por sorrir connosco!       Bis

Ai Senhor Bispo vem-nos visitar, com muita alegria, vamos lá cantar!”          Bis

O playback instrumental é do “Alecrim”.

%d bloggers like this: