A Discriminação

Durante algumas semanas, os alunos do 9º ano, turma D da Escola Básica 2,3 com JI Dr. Fernando Peixinho de Oiã, concretizaram diversos trabalhos sobre a discriminação. Estes trabalhos resultaram da parceria entre a disciplina de Ciências Naturais e da área curricular não disciplinar de Área de projecto.

A ideia surgiu, numa aula de Ciências Naturais, quando discutia-se a definição do conceito de saúde e concluía-se que este estado, depende do equilíbrio entre as vertentes físicas, psicológicas e sociais.

Seguidamente, a professora desafiou os alunos a elaborarem uma campanha, recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, para promover uma das vertentes do conceito de saúde.

A turma aceitando o desafio, seleccionou as vertentes psicológica e social, e acordou que seria pertinente chamar a atenção da comunidade escolar acerca dos prejuízos da discriminação, em qualquer contexto, sexual, religioso….

Assim, em Área de Projecto, os diversos grupos formados, elaboraram e concretizaram, com auxílio da professora, os trabalhos apresentados à comunidade escolar na sala dos alunos, no dia 3 de Dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A apresentação dos trabalhos foi um sucesso, já que contámos com a participação de alunos, professores e funcionários, aos quais desde já, agradecemos.

Professora Laura Costa

%d bloggers like this: